sexta-feira, 2 de março de 2012

Redes Sociais alcançam o Mercado Imobiliário

MBAF - Saulo Andrade Aguiar

As já conhecidas redes de relacionamentos estão conseguindo, cada vez mais, inovar suas ferramentas de utilização. Ao final do século XX e início do século XXI, o objetivo final das referidas páginas virtuais era tão somente o relacionamento cibernético entre pessoas com os mesmos interesses, a fim de discutir ideias e expressar opiniões, num intuito voltado, prioritariamente, ao entretenimento.

Com o passar dos anos, e com a visão mercadológica de alguns empreendedores, as redes sociais se tornaram uma excelente ferramenta para divulgação de negócios e promoções, conforme verifica-se em sites de compras coletivas, por exemplo.

A novidade vem se estendendo ao já fervilhante mercado imobiliário, em tentativas de aproximar o contato entre compradores e vendedores, sem, necessariamente, a intermediação de um terceiro.

O que se pretende com o advento dessa novidade, ao contrário do que pensam os críticos, não é tornar desnecessário o trabalho do corretor, mas facilitar o contato daqueles interessados na compra e venda de imóveis. Forma-se um elo direto entre os dois interessados na relação jurídica, vislumbrando mais uma possibilidade de negócio que não anula as tradicionais  formas de aquisição de imóvel.

O site chamado “ProprietárioDireto” é pioneiro na utilização de cadastro dos proprietários e possíveis interessados na rede virtual. O usuário pode se cadastrar, de forma semelhante ao do  ingresso nas já conhecidas redes sociais, acrescentando informações como o tipo de imóvel procurado, valor, dentre outras características importantes ao comprador. Igualmente, o vendedor apresenta as particularidades do seu bem, atraindo os olhares dos interessados.

Além dessa nova forma de contato entre as partes, o usuário poderá ter acesso ao chamado “Módulo  Profissional”, onde encontrará um cadastro com profissionais relacionados à construção civil, o que facilita a continuidade dos atos pós-aquisição, numa eventual necessidade de reparos ou embelezamento do imóvel recém-comprado. Assim, profissionais como arquitetos, engenheiros ou paisagistas podem, também, se cadastrar no site, tendo seu perfil profissional disponível, inclusive, em outras redes sociais como Facebook e Twitter.
O site ainda dispõe de ferramentas facilitadoras de busca, mensagens, alertas, mapas, contatos e comentários, que mantém um contato intimo entre todos envolvidos na negociação.

Bom ressaltar que essa nova ferramenta ainda encontra-se em desenvolvimento, sofrendo a ação de duras críticas e polêmicas, principalmente no tocante à uma possível substituição do trabalho do consultor imobiliário, já que é finalidade do próprio site o contato direto dos interessados, sem intermediários.

As referidas críticas podem ser facilmente combatidas com argumentos dos mais variados, tais como os exemplos trazidos ao decorrer da nossa história, nos quais se imaginava a extinção de determinado produto ou serviço pelo simples fato do surgimento de nova tecnologia que, aparentemente, substituiria aquela antiga ferramenta.

Foi assim com o receio do desaparecimento do rádio, após o surgimento da televisão, ou a extinção dos dois com o aparecimento da internet, bem como a invenção de máquinas que possivelmente substituiriam o trabalho dos homens, como de fato ocorreu em alguns setores (cabines eletrônicas para atendimento, portões eletrônicos, etc), mas que nem por isso fez aumentar o desemprego, ao contrário, os índices de empregabilidade crescem a cada ano.

O corretor de imóveis está dentre os profissionais com maior possibilidade de ascensão financeira,  podendo utilizar das ferramentas virtuais a seu favor, como muito já ocorre entre profissionais mais antenados às novidades.

Os espaços virtuais, mais do que simples ferramentas de entretenimento, transformaram-se em verdadeiras máquinas financeiras, nas quais o profissional de qualquer ramo pode perceber excelentes frutos se empregar um trabalho inovador e de qualidade. 

Graduando em Direito pelo Centro Universitário Jorge Amado. Membro do Núcleo Construção do MBAF Consultores e Advogados, escritório membro da REDE LEXNET e do Business to Laywers – B2L. contrucao@mbaf.com.br | www.construcaonews.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário