quarta-feira, 15 de junho de 2011

MINHA CASA, MINHA VIDA 2 PODERÁ TER IMÓVEIS USADOS

Por Carolina Veloso, advogada do MBAF.
MATÉRIA COMENTADA

De acordo com reportagem publicada na Exame.com, para a oferta de 2 milhões de moradias, meta do programa Minha Casa, Minha Vida 2 até 2014, as construtoras estão empenhadas em viabilizar a inclusão de imóveis usados na MP 514, já aprovada pela Câmara e pelo Senado, apenas aguardando a sanção presidencial que poderá fazer inclusões ou exclusões.
Tal medida tornou-se necessária devido às dificuldades das construtoras em atingirem as metas do programa, que esbarra nas dificuldades de encontrar terrenos nas grandes cidades, de obter mão-de-obra qualificada, da alta no preço dos materiais de construção e da inflação no preço do imóvel novo.
A viabilidade desta inclusão, inicialmente está contando com as parcerias com os corretores de imóveis autônomos, que receberiam comissões pelo financiamento dos imóveis usados de sua carteira.
Veja a matéria na íntegra no site: http://www.imobinews.com.br/index.php/2011/06/07/minha-casa-2-tera-imoveis-usados-sinaliza-governo/

BANCO DO BRASIL PASSA A FINANCIAR IMÓVEIS PARA O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, NO DISTRITO FEDERAL

Por Carolina Veloso, advogada do MBAF.
MATÉRIA COMENTADA

Agora, os moradores do Distrito Federal, com renda mensal de até 12 salários mínimos, contarão com mais um agente financeiro para o programa Minha Casa, Minha Vida, o Banco do Brasil.
A presidente Dilma Rousseff autorizou o BB a atuar como financiador do Minha Casa, Minha Vida, algo que deve começar a ocorrer a partir de 2012 e a primeira unidade da federação a realizar este tipo de parceria foi o Distrito Federal, o que deverá ocorrer com outras unidades em breve.
Tal acontecimento é mais uma medida benéfica às construtoras e incorporadoras, que contarão com mais crédito habitacional no mercado.
Veja a íntegra da matéria em: http://www.imobinews.com.br/index.php/2011/06/01/banco-do-brasil-passa-a-financiar-imoveis-para-o-programa-minha-casa-minha-vida-no-distrito-federal/

quinta-feira, 2 de junho de 2011

OSCILAÇÕES NO MERCADO IMOBILIÁRIO

                          Por Saulo Aguiar, estagiário do MBAF.
MATÉRIA COMENTADA


A naturalidade dos altos e baixos de qualquer vertente mercadológica é perfeitamente saudável, dentro das condições normais de "temperatura e pressão", pois mantém o equilíbrio econômico e a competitividade entre as empresas.


Aparentemente, após anos de estagnação no ápice do seu desenvolvimento, o mercado imobiliário vem apresentando seus primeiros sinais de desaceleração. O alerta é perfeitamente aceitável e natural, tendo em vista fatores como a escassez de terrenos bem localizados em áreas urbanas, por exemplo. A falta dessa "matéria-prima" para a construção nas grandes metrópoles, está se tornando um enorme empecilho para as construtoras.


Apesar disso, as observações com possíveis declínios podem não passar de "marolas" no mercador imobiliário e da construção civil, tendo em vista os grandes eventos que estão por vir num futuro próximo, bem como a promessa de finalmente observarmos o Brasil como nação plenamente desenvolvida.


Interessante conferir links abaixo que dissertam bem sobre o assunto: